31 agosto 2010

A família Pumpkin foi acampar.... no Zmar

A Zambujeira do Mar já tinha sido palco de valentes acampamentos da mamã Pumpkin nos seus tempos de estudante. Desta vez, em vez de noitadas no clube da praia ou festivais do sudoeste, fomos experimentar acampar com a nossa abobrinha.

Tivemos muita sorte, porque fomos com a joaninha e as suas amigas que foram encantadoras e entretiveram a nossa pequena enquanto montávamos e desmontávamos a tenda. A joaninha levava todos os tarecos para campismo que se podem imaginar e por isso tivemos direito a jantarinho à luz de petromax e repelente de mosquitos. Foi perfeito!

O parque Zmar é um Eco-parque perfeito para famílias. Tem uma área enorme, 81 hectares de Turismo Sustentável: além da área de campismo tem chalets em madeira, Spa, Parque Aquático, Sala de Estar, Restaurante; Supermercado, Clube para os pequenotes (Casa Kidz), Parque Infantil, Ginásio, Desporto e Aventura.
Como só tínhamos aproximadamente 24 horas no parque deixámos as praias da costa vicentina para outra volta e fomos só aproveitar o que o parque tinha para oferecer.

O que nós gostámos mais:
  • Podemos alugar bicicletas com reboque e cadeirinha para crianças. Nós fomos os 3 bem cedinho até ao cabo do Sardão (salvando as nossas amigas da animação da abobrinha logo às 7.30 de manhã). O passeio é lindo, com vaquinhas (muuuuuu), porquinhos (roonc rooonc), ovelhas (méééé), cães (wooff wooff, ão,ão -são cães bilingues), girassóis, milho, eucaliptos e pinhais. A abobrinha adormeceu no caminho de volta (como é possível adormecer assim?)
  • Tem piscinas para crianças e bebés, dá para andarem com muito pé
  • A comida é mesmo boa (seriamente boa, fartámo-nos de comer). E nós adorámos os gelados artesanais de banana e chocolate e côco
  • Tem casas de banho para crianças com mini sanitas e lavatórios, banheira e banheirinha de bebés. Muito limpinhas e fofinhas. E têm papel higiénico e sabão (só têm de levar gel duche e pasta de dentes)
  • Tem micro-ondas para aquecer os potinhos de comida para bebé - muito util quando a bomboca uiva com fome e o fogareiro demora a aquecer
  • Sentimo-nos muito contentes a separar os lixinhos todos nos vários contentores
  • Nós não usámos mas vimos que tinham pictionary, monopoly e outros jogos, e várias famílias estavam entretidas com eles
O que pode ser melhorado:
  • O parque é muito grande e tem poucas árvores e sombra. Como só foi inaugurado no ano passado esperamos que este seja um aspecto em constante evolução e melhoria
  • Constou-nos que quando o parque abriu havia demasiado pó. Nós não sentimos esse problema, porque o chão é frequentemente molhado por um tractor e porque os carros têm de passar por umas poças de água. E essas poças são tão profundas que julgámos ver o peixinho nemo lá dentro. O nosso mini popó de 2 lugares afogava-se com certeza - o que nos valeu foi a carrinha familiar cor de cocó que o substituiu nestas aventuras. Glub glub.
  • O parque tem uma politica de "no money" dentro do parque, que é uma ideia excelente porque levamos os nossos cartõezinhos para todo o lado e não temos de nos preocupar com as carteiras. Excepto quando gastamos todo o nosso dinheiro e ficamos a fazer má figura quando queremos pagar (mas como é que gastámos o dinheiro todo? ah pois, foi aquele geladito + água + fraldas para piscina + o toblerone que chamou por mim)
  • Para termos sombra junto à piscina temos de alugar cadeirinhas, e não são assim tão baratas (acho que são €6 por meio dia).
Informações úteis:
Nós somos um bocadinho campistas amadores, por isso perdoem-nos os conselhos básicos...
  • Levem repelente para insectos, lanternas e cobertores para o serão. Quando cai a noite faz mesmo muito frio (pensem inverno polar se forem como eu, fresquinho agradável se forem como o papá pumpkin)
  • Quando fizerem o checkout saiam mesmo antes das 13h - ou ficam presos dentro do parque até que na recepção vos validem novamente o cartão
  • Aparentemente a piscina das ondas funciona por um período de tempo limitado (7 minutos, foi o que nós ouvimos) a cada hora certa. Nunca calhou estarmos lá nessa altura para testemunharmos, mas fica a dica para quem for -  e depois digam-nos o que acharam
  • Quando forem andar de bicicleta levem o protector solar convosco. Se tentarem reduzir a carga ao mínimo e se esquecerem, no cabo sardão há uma mercearia que vende loção com factor de protecção para crianças
  • Cuidado com os pés dos pequeninos, é melhor manterem os sapatos calçados (a nossa piquiti ficou com uns picos que tivemos de tirar depois de andar descalça à volta da tenda).
  • Os alvéolos dão para 6 pessoas, mas podem ter mais de uma tenda. O preço que nós pagámos pelo alojamento foi €10 por noite e por adulto. Tínhamos 5 adultos e 1 bebé e ficou €50 para uma noite. Os preços de alojamento em chalets é diferente.
  • Na época alta convém reservar no site deles com antecedência -  a nós disseram-nos que tinham atigido a lotação completa apesar de haver alguns alvéolos vazios à nossa volta
  • As normas do parque são terem um carro apenas em cada alvéolo. Como tínhamos alvéolos vazios próximo não tivemos problemas, mas fica o aviso.
Links úteis:
Se gostam de acampar vão também e divirtam-se! E depois digam-nos o que acharam!!!

Aqui segue a reportagem fotográfica (cortesia da abobrinha):

Vivó Zmar! Adoro acampar!

O papá conta histórias giras dos seus acampamentos

eu e a mamã gostamos de brincar dentro das tendas :o)
só não sei se gosto da franja que ela cortou.
vá lá que é fashion - leia-se toda torta

eu sei que aqui há comida, e já aprendi a tirar a tampa. mnham mnham

esta é a minha casa de banho (o chinelo da mãe foi só para perceberem o tamanho)

e aqui está a banheirinha

gosto dos caixotes às cores

estava um bocadinho nervosa com o passeio

e o papá não tinha muito espaço para se mexer

mas eu ainda consigo espreitar para os dois lados

e esta foi a vista fabulosa quando chegámos ao cabo!