10 maio 2011

Depois da Baby TV, o que se segue?

A nossa abobrinha é uma grande fã de televisão, com algum desgosto nosso.
Descubram o meu dilema abaixo....

Antes de ter filhos, sempre achei que as nossas crianças não deviam ver televisão, porque os pediatras de todo o mundo recomendam evitar, sobretudo até aos 2 anos.
A verdade é que às vezes a televisão é uma excelente forma de entreter, sobretudo às 6 da manhã (quando queremos dormir pelo menos mais 30 mins) ou enquanto fazemos o jantar e assim evitamos uma criaturinha a escalar pelas pernas acima enquanto mexemos em água a ferver e frigideiras em chamas - tudo boas razões para reconsiderar.
Eu sinto-me uma mamã culpada por estar a lesar o potencial desenvolvimento da minha filhota em troca de 30 mins de sono - mas garanto que sou uma mamã muito melhor com esses 30 mins de sono em cima.
Apesar de tudo, a televisão dos bebés lá de casa (a Baby tv) é muito boa: o conteúdo é sempre pedagógico e muito calmante (conheço adultos que vêm a Baby TV para adormecer), e não há anuncios.
Não sei como vou lidar com o que me espera no futuro: 15 mins de canal Panda deixa-me com os cabelos em pé e à beira de um ataque de nervos (não admira que os miúdos andem hiperactivos e ultra consumistas com tanta energia e tantos anuncios).
Paizinhos que já estão nessa fase: estratégias de sobrevivência recomendadas?

4 comentários:

  1. Lá por casa só consigo que a minha filha veja TV se estiver sentada na cadeira dela e com o cinto posto. No sofá pode ficar até 5 minutos, nem tanto. Nem a ver o Mickey que ela adora fica sossegada. Por vezes também me dá um certo jeito, principalmente à hora de preparar o jantar. Mas como ela não pára quieta tento tê-la sentada À mesa de refeição entretida com algo que gosta: pintar. E sempre a consigo controlar. Se bem que quando lhe dá a veneta, sai da cadeira, chega-se à gaveta das tampas dos tachos e faz uma sinfonia.
    Mas sem dúvida, safo-me bem com a Clara sentada à mesa a pintar. :)

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Achei piada e aqui ficam os meus métodos.
    O meu flhote tem quase 3 aninhos mas ainda adora o canal dos bebés como ele lhe chama pega no comando e marca os números do canal, se quer ver o panda marca o número ou diseney chanel tbm ele é que decide mas lá está só lhe dou o comando para a mão quando vejo que a programação é boa, ele gosta imenso do comando porque faz sentir independente mas quando era mais pequeno optei imensas vezes por dvds de músicas infantis da carochinha e de todas as outras músicas. Optei também por deixa-lo ver alguns episódios no youtube do noddy ou do ruca ou do bob quando tinha mesmo algo para fazer importante. Mas chega a um certo ponto que eles cansam-se de ver e só aguentam uns minutinhos depois tem de ir inventar outras coisas para chamar a atenção. Em relação a pintura os lápis tbm sempre foram os bons aliados aqui em casa sempre estão a praticar a motricidade fina que é muito importante.

    Beijinhos
    Andrea

    ResponderEliminar
  3. Lá em casa assiste-se ao mesmo cenário, temperado (ainda que saudavelmente) pelas mesmas dúvidas que te assaltam. NA verdade, tenho de agradecer aos DVD's e ao canal Panda por conseguir ter trinta minutos ao final do dia para tomar banho, arrumar as tralhas e fazer o jantar - e mais rápido que isto só mesmo se fosse aquela mamã polvo dos anúncios do Toque & Fresh - mas por outro, devo admitir que fico com a consciência pesada. E os olhos? E a adequação dos estímulos à idade? E o desenvolvimento do sistema nervoso e intelectual? Mas depois tento relativizar... se não há mundos perfeitos e eu também não o sou, não posso martirizar-me com isso. E, infelizmente, há que pensar que chegará um tempo em que pouco conseguiremos controlar do que vêem/consomem seja na televisão, na internet ou na rua. Portanto há que descomprimir e confiar na nossa intuição de mamãs: tudo, com conta, peso e medida.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelos vossos comentários e sugestões, é bom saber que não sou a unica com estas duvidas.
    A abobrinha também gosta de desenhar, mas não aguenta mais de 5 mins na cadeira sozinha - e se não a deixar presa, nunca se sabe o que ela vai resolver pintar. Já foi o sofá... o tapete.... a roupa dela... e num dia particularmente inspirado.... a televisão!

    ResponderEliminar