12 julho 2011

Esdfj ofij peoi dfjqe rf,ºpdifslkfj lkj df adf pfogiiaerf!

Acho que com este título explico bem porque é que temos estado ausentes... Estamos a ficar malucos!

Tivemos um fim de semana grande e cheio de amor para celebrar o nosso casamento, na Ecoland - próximo de Mértola (um bed and breakfast muito agradável e cheirosinho, com essencias naturais a perfumar o espaço interior e o jardim). Haja tempo e falaremos mais sobre isso...

Daí voltámos para uma semana infernal, com a nossa querida Ana doente (valeu-nos a Sofia para brincar com a nossa abobrinha) mesmo antes do Barrigas de Amor. Foram dias de muito trabalho e noites a fazer compras, tudo a culminar no domingo do evento, que correu muito bem e nos deixou muito felizes, mas também absolutamente esgotados.

A semana a seguir foi só um bocadinho melhor em termos de trabalho e stress... A nossa abobrinha foi passar férias com a avó e nós aproveitámos mais para trabalhar do que para namorar. Quando damos por isso vamos a caminho do Alentejo com contracções de 3 em 3 minutos: um SUSTO!
Sobretudo porque em Santo André - Santiago do Cacém ficamos a 100 kms do hospital com maternidade mais próximo. Como as saudades da pequenina eram muitas seguimos para Sul, com esperança de que umas horas de descanso acalmassem a ervilhita. E felizmente assim foi...
Agora andamos com mais calma (ainda que abrandar seja dificil com taaaanto que fazer) e hoje vamos ver a nossa ervilhita na ecografia das 30 semanas. Desejem-nos sorte...



PS - Dicas para futuras mamãs: aparentemente é relativamente comum ter contracções, sobretudo a partir das 30 semanas de gravidez - é uma forma do utero de preparar para o parto. Muitas vezes são indolores e sente-se apenas a barriga a ficar dura (chamam-se contracções de Braxton-Hicks).
Contracções regulares durante um período alargado de tempo são perigosas porque o colo do utero pode começar a dilatar e entrar em trabalho de parto prematuro. Recomenda-se descanso absoluto, deitadas (sentadas têm ainda pressão sobre o pavimento pélvico), e beber muita água. Não convém nada andar de carro - a posição e as vibrações só aceleram as contracções. E claro, consultar ajuda médica, com urgência se as contracções não pararem ou se perderem sangue ou líquido amniotico.
30 semanas é muitíssimo cedo para um bebé nascer - ainda que o sistema respiratório e digestivo esteja quase desenvolvido - e não quero nem imaginar criar uma ervilhita prematura no hospital tendo uma abobrinha cá fora. Vou-me portar muuuito bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário