08 outubro 2010

Na semana mundial do aleitamento materno...

...Gostávamos de dizer-vos que levamos a amamentação muito a peito.



Amamentar é supostamente natural e instintivo, mas não é necessariamente fácil.
E todas as mães são as melhores mães do mundo, independentemente de se, como, quando ou quanto amamentaram os seus filhos.
Nós tivemos a felicidade de poder amamentar a nossa abobrinha, e ainda o fazemos e isso deveu-se a alguns factores que foram essenciais:
  • preparação pré parto: fizemos muito trabalho de casa para perceber como funciona a amamentação e sabíamos a teoria toda, com exemplos de modelos de maminhas em pano e tudo.
  • pós parto: logo após o nascimento tive a oportunidade de ter a abobrinha junto a mim, a procurar o peito e a conseguir mamar, o que foi excelente para estimular em nós o instinto de amamentação
  • mas às vezes só o instinto não chega, e foi essencial ter o apoio e aconselhamento da Carla Silveira e da Ana Raposeira quando as duvidas apareciam (e aparecem sempre!)
  • seguimos as curvas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para bebés exclusivamente amamentados (as curvas do livrinho amarelo são baseadas em crianças alimentadas com suplemento). A nossa abobrinha continuou só com o leitinho da mamã até aos 6 meses recomendados. Vejam aqui que a Sociedade Portuguesa de Pediatria já chegou à mesma conclusão.
  • finalmente, tivemos a felicidade de ter um emprego mais flexível, que nos permitiu continuar a amamentar após os clássicos 4-5 meses da licença de maternidade - o que ajudou imenso.
Se quiserem saber mais pormenores - quem nos ajudou, como tudo correu, mandem um email para aqui.
Partilhem experiências e conselhos, e mais sugestões e links úteis se tiverem!
Sugestões interessantes:
  • A conferência "A amamentação começa no ventre" organizada pelo Centro Pré e Pós Parto no dia 9 de Outubro - vejam todos os detalhes aqui.
  • Encontro conversa sobre amamentação no domingo dia 10 em Sintra - vejam detalhes aqui.
  • Encontro da Liga La Leche no dia 13 de Outubro - detalhes aqui
  • Para profissionais, curso "Amamentar - O mais importante" organizado pela Cristina Pincho no nos fins-de-semana de 6 e 7 e 20 e 21 de Novembro, das 9 às 18 horas. Mais informações através deste email.
Links úteis para mais informações:
Nota: vejam lá se a foto não parece a capa do calendário da Mamar ao Peito?

2 comentários:

  1. olaola familia

    muitos muitos parabens pra todas nos k damos, lutamos presistimos!!! como disses t, e bem, nao importa o tempo mas ao xegar ao fim da meta e dizer k fizemos d tudo pra dar do nosso leitinho

    eu tenho um testemunho kando puderes espreita :D
    http://didi-pepe.blogspot.com/2009/06/testemunho.html

    agora com 21meses e meio continuamos somente com LM

    MAMAS, LUTEM, INFORMEM-SE, PEÇAM AJUDA!! de certeza k havera alguem k vos ensine a dar de mamar

    bjk fofos
    lia, didi & pepe 21m1/2

    ResponderEliminar
  2. Olá olá Lia e Companhia!
    Já deixámos uma notinha no vosso blog, gostámos muito!
    Beijinhos grandes da familinha

    ResponderEliminar